Resenha: As Crônicas de Narnia, C S Lewis



Primeiro pesso desculpas pelo tempo que passei ausente do blog. Fiquei quase três semanas sem internet e ela só voltou nas ultimas semanas, tempo que dediquei para escrever algumas coisas pessoais e sem falar que eu ando sem muita paciência e inspiração para escrever matérias/resenhas ou algo do tipo. Agora vamos a resenha!

Eu nunca tive tanta vontade assim de ler “As Crônicas de Nárnia”, admito de antemão, até porque eu já assisti aos filmes. Mesmo que eu seja totalmente apaixonada por historias de fantasia, esse livro não estava na minha lista dos que eu desejo ler desesperadamente; mas já que minha prima me ofereceu o livro para ler, aceitei sem pensar duas vezes. Assumo que fiquei um pouco assustada quando o vi, por que o livro (a que me refiro é a edição de livro único) é enorme, sem falar na fonte que usaram que é minúscula.

As Crônicas de Nárnia é um livro complexo. Não é fácil criar algo tão grandioso da maneira e com a complexidade que ele criou. Em muitos momentos eu ficava impressionada com o mundo que ele criou e com toda a temática que envolve o livro. São claras as referências a 'O Senhor Dos Anéis' e também é clara a inspiração a J. R. R. Tolkien, já que eles eram amigos e viveram escrevendo livros de fantasia. A necessidade de detalhar um mundo completamente diferente e mágico foi sentida por Lewis. A narrativa do livro não é fácil, é necessária atenção e também tempo, já que todas as crônicas reunidas formam um conjunto de quase 1.000 páginas fantasticamente escritas. Lewis tenta passar aos leitores o mundo de Nárnia pela sua visão, que na minha opinião é a ideia do Paraíso para muitos. Harmonia, felicidade e amor podem ser encontradas no universo narniano. Porém essa descrição de Nárnia é EXTREMAMENTE complexa, com personagens MAIS complexos ainda, tendo como exemplo principal Aslam, uma espécie de O Criador, que pode ser explicada pela fé católica do escritor (dizem que ele era ateu e quando se tornou cristão, criou o mundo de Nárnia como uma "homenagem" ou algo do tipo) . Não é a toa que cada leitor tem uma visão completamente diferente de Nárnia, e sinceramente não consigo passar com eficiência minha visão deste mundo para palavras. Cada um das sete crônicas são impecáveis e apesar de tentar achar falhas, senti impossível achar ao menos uma. Livros para serem lidos e relidos váááárias vezes. E é justamente a vontade que você tem, pois já que o livro é um pouco grandinho, quando você termina de ler sua vontade é a de ler novamente. No fim de tudo não me arrependo de ter lido e admito que esse tenha sido um dos melhores livros que li até hoje.

0 comentários:

Postar um comentário